OVS e Missão do Padre

11149348 484013388417920 1690975065835078626 nHoje quero falar da missão do Padre porque na Igreja Católica, no primeiro domingo de agosto, mês das vocações, se celebra o Dia do Padre, em honra de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, Padroeiro de todos os Párocos.

E quero falar do Seminário Nossa Senhora das Dores, aqui em Caruaru, e da FAFICA, onde se preparam os futuros padres para a nossa Igreja. E quero falar também da OVS, Obra das Vocações Sacerdotais, que aqui na nossa Diocese e muitas outras, contribui com sua oração e a sua ajuda financeira para preparar os padres para a missão.

O Documento de Aparecida, escrito pelos Bispos Latino-Americanos, assim fala da importância do Seminário; “Sem dúvida, os seminários e as casas de formação constituem um lugar privilegiado - escola e casa - para a formação de discípulos e missionários. O tempo da primeira formação é uma etapa onde os futuros presbíteros compartilham a vida, a exemplo da comunidade apostólica ao redor do Cristo ressuscitado: oram juntos, celebram uma mesma liturgia que culmina com a Eucaristia, a partir da Palavra de Deus recebem os ensinamentos que vão iluminando sua mente e modelando seu coração para o exercício da caridade fraterna e da justiça, prestam serviços pastorais periodicamente a diversas comunidades, preparando-se assim para viver uma sólida espiritualidade de comunhão com Cristo Pastor e docilidade à ação do Espírito Santo, convertendo-se em sinal pessoal e atrativo de Cristo no mundo, segundo o caminho de santidade próprio do ministério sacerdotal.” (Aparecida, 316)

E por isso eu afirmo: tenhamos um grande amor ao nosso seminário e uma profunda gratidão pelos que ali trabalharam ou continuam trabalhando. Deus é fiel. Ele realiza sua obra com todos os que, de coração aberto e com humildade, se colocam ao seu serviço. Agradeçamos a Ele pelas maravilhas que realiza na Igreja através dos seminários! Mesmo que muitos tenham passado por eles e não tenham chegado ao sacerdócio, tenho certeza de que alí receberam uma excelente formação e que, hoje, estão na sociedade servindo o próximo de diversas formas. Os seminários estão a serviço da Igreja e da sociedade.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru