Família, uma Luz para a Vida em Sociedade

familia base de tudo 11 926x280No segundo domingo de agosto comemora-se o DIA DO PAI e nesta oportunidade a CNBB promove a semana da família que este ano nos quer lembrar que, apesar de todas as crises e ataques contra os valores familiares, a família continua sendo uma luz para a vida em sociedade.

Vivemos num mundo cheio de conflitos, parece que as pessoas não sabem mais dialogar. É cada vez mais raro encontrar jovens e adultos que saibam escutar: todos vivem amarrados ao seu celular e se comunicam com quem?

A família é uma luz porque nos ensina a abertura ao outro.

As relações baseadas no amor fiel, até à morte, como o matrimônio, a paternidade, o ser filho ou irmão, aprendem-se e vivem-se no núcleo familiar. Quando estas relações formam o tecido básico de uma sociedade humana, conferem-lhe coesão e consistência. Portanto, não é possível fazer parte de um povo, sentir-se próximo, cuidar de quem está mais distante e infeliz, se no coração do homem estiverem fragmentadas estas relações fundamentais, que lhe dão segurança na abertura ao outro. […] Perante uma visão materialista do mundo, a família não reduz o homem ao estéril utilitarismo, mas oferece-lhe um canal para a realização dos seus desejos mais profundos.

Há possibilidade de programar várias iniciativas para viver a semana da família. Com certeza as paróquias e as Pastorais familiares vão programar encontros e momentos de orações pelas famílias.

No entanto, você mesmo que está lendo, pode-se questionar se conhece as famílias do mesmo prédio, do condomínio, da sua rua. Por que
não planejar encontros informais para criar laços, amizades a fim de caminhar juntos. É importante sonhar algo novo. Papa Francisco dizia às famílias numa visita nas Filipinas.

“Não é possível uma família sem o sonho. Numa família, quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se. Por isso, recomendo-vos que à noite, ao fazer o exame de consciência, vos ponhais também esta pergunta: Hoje sonhei com o futuro dos meus filhos? Hoje sonhei com o amor do meu esposo, da minha esposa? Hoje sonhei com os meus pais, os meus avós que fizeram a vida avançar até mim? Não percais esta capacidade de sonhar. E, na vida dos cônjuges, quantas dificuldades se resolvem, se conservarmos um espaço para o sonho, se nos detivermos a pensar no cônjuge e sonharmos com a bondade, com as coisas boas que tem. Por isso, é muito importante recuperar o amor através do sonho de cada dia. Nunca deixeis de ser namorado”.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru