Aug 08

Óbidos: 60 anos de evangelização no coração da Amazônia

RV27422 ArticoloNeste ano de 2017, a diocese paraense de Óbidos, conduzida por Dom Bernardo Bahlmann, OFM., comemora 60 anos de evangelização. Alemão nascido em Visbek, o frei, 56, está no Brasil desde 1983 e provém da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

História

Há 60 anos, o Papa Pio XII, instalava através da Bula Pontifícia, “CUM SIT ANIMORUM”, a Prelazia de Óbidos-PA, desmembrada da Prelazia de Santarém-PA. Na oportunidade, Dom João Floriano Loewenau - OFM, foi empossado como primeiro bispo prelado, ficando como bispo desta Igreja de 1958 a 1972 e sendo substituído por Dom Constantino José Lüers – OFM, de 1973 a 1976. De 1979 a 2009, foi a vez de outro franciscano, Dom Martinho Lammers, que foi sucedido por Dom Bernardo.

Nesses 60 anos de história, muitos fatos marcaram a caminhada desta Igreja. Um destes foi a elevação da Prelazia de Óbidos à Diocese, em 9 de novembro de 2009. Bispos, padres, religiosas, frades, missionários e missionarias, leigos e leigas foram determinantes na construção desta Igreja que muito tem feito em favor dos menos favorecidos.

As comemorações oficiais dos 60 anos de Prelazia e Diocese de Óbidos, foram no dia 15 de julho deste ano, durante a festividade de Sant’Ana (padroeira da diocese), mas eventos relembram o aniversário durante o ano todo.